FAQ

Início / FAQ

Gostaria de saber mais acerca da nossa actividade ou tem duvidas em relação a algum termo ou frase no website, consulte aqui as questões frequentes.

Onde fica a Ecolezíria?

SEDE: Rua Dionísio Saraiva, n.º 2, 1.º - porta 5, 2080-104 Almeirim | Telefone: 243 599 028 - Fax: 243 597 808 ATERRO SANITÁRIO DA RAPOSA: Estrada Nacional 114, Raposa, 2080-701 Almeirim | Telefone: 243 599 002 | Fax: 243 599 004 | E-mail:ecoleziria@ecoleziria.pt

A nossa actividade?

A Ecolezíria assegura a recolha dos resíduos indiferenciados e garante o seu correcto encaminhamento e confinamento em aterro. A Ecolezíria assegura a recolha dos resíduos recicláveis e garante o seu correcto encaminhamento para reciclagem.

Quem devo contactar para pedidos de informação?

Deverá enviar por escrito um e-mail com o pedido de informação pretendida para ecoleziria@ecoleziria.pt.

O que é um aterro sanitário?

Um Aterro Sanitário é uma instalação criada para a deposição segura dos resíduos indiferenciados produzidos pela população. A sua construção obedece a critérios específicos de engenharia e ambientais, com vista à protecção do ambiente da poluição que advém dos resíduos.

E as lixeiras encerradas?

Actualmente, as lixeiras a céu aberto, já não são uma realidade nos municípios abrangidos pela Ecolezíria. A selagem, a recuperação paisagística e a monitorização das antigas lixeiras é uma das preocupações da Ecolezíria, sendo que existem nos seus municípios cinco lixeiras encerradas( Benavente, Coruche, Raposa, Alpiarça, Cartaxo).

O que são lixiviados?

Efluentes líquidos que percorrem através da massa de RSU confinada em aterro e que são resultantes da água contida nos resíduos, da precipitação (água da chuva) caída sobre a massa de resíduos e, eventualmente, da infiltração de águas subterrâneas preexistente.

O que são resíduos sólidos urbanos?

(Definição Legal - DL 239/97) Resíduos domésticos ou outros resíduos semelhantes, em razão da sua natureza ou composição, nomeadamente os provenientes do setor de serviços ou de estabelecimentos comerciais ou industriais e de unidades prestadoras de cuidados de saúde, desde que, em qualquer dos casos, a produção diária não exceda 1100 l por produtor.

O que é um resíduo?

(Definição Legal - DL 239/97) Qualquer substância ou objeto de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou a obrigação de se desfazer, nomeadamente os previstos em portaria dos Ministérios da Economia, da Saúde, da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e do Ambiente, em conformidade com o Catálogo Europeu de Resíduos (CER), aprovado por decisão da Comissão Europeia.

Em que consiste a digestão anaeróbia?

Utilização de resíduos orgânicos como substracto para o crescimento de bactérias com a função de, na ausência de oxigénio, estabilizar os resíduos e reduzir o seu volume. As bactérias consomem o carbono dos resíduos e a sua fonte de energia e convertem-no em produtos gasosos.

O que é o biogás?

Gás constituído, principalmente, por uma mistura de metano e dióxido de carbono e proveniente da fermentação anaeróbia de resíduos orgânicos.

O que são Estações de Transferência?

As Estações de Transferência são instalações localizadas estrategicamente, onde os resíduos indiferenciados são descarregados com o objectivo de os preparar para serem transportados para o aterro por viaturas de maior capacidade. Só são recebidos os resíduos que estão em conformidade com aqueles que são recepcionados e depositados no Aterro Sanitário.

O que são Ecocentros?

Os ecocentros são áreas vedadas e vigiadas, com contentores de maiores dimensões, que permitem fazer a deposição selectiva de resíduos que, pelas suas dimensões e quantidades, não são passíveis de serem colocados nos Ecopontos nem podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha de resíduos.

O que é uma Estação de Triagem?

A Estação de Triagem é o local onde se realiza a separação e a preparação dos resíduos de embalagens provenientes da recolha selectiva para a reciclagem. Aqui os resíduos são ainda preparados e compactados por tipologias, o que permite não só ocupar um menor espaço de armazenamento, como também menores custos de transporte para as fábricas que reciclam cada um dos tipos específicos de materiais.

O que colocar no Ecoponto Verde?

Colocar apenas: Garrafas de vidro; Frascos de vidro; Boiões de vidro vazios. Não colocar: Cerâmicas; Lâmpadas Rolhas Cristais; Loiças; Espelhos; Pirex.

O que colocar no Ecoponto Azul?

Colocar apenas: Caixas de Cartão; Jornais e revistas; Papel de escrita e impressão. Não colocar: Papel vegetal; Papel prata; Autocolantes Encerados; Papel sujo ou que contenha plástico.

O que colocar no Ecoponto Amarelo?

Colocar apenas: Embalagens de plástico; Copos de plástico; Pacotes de bebidas; Latas; Sacos de plástico. Não colocar: Papel; Cartão; Eletrodomésticos. Importante: As embalagens devem der espalmadas e escorridas do seu conteúdo.

O que é uma UTMB?

Unidade de Transformação Mecânica e Biológica é onde se efetua um tratamento aos RSU´s, tendo em vista a sua separação por fluxos diferenciados de modo a maximizar a recuperação de materiais recicláveis e valorizáveis.