Recolha Porta-a-Porta

Cada alojamento terá à disposição três baldes reutilizáveis para colocar as embalagens separadas – plástico/metal | papel/cartão | vidro.

Terá igualmente à sua disposição um contentor castanho para efetuar a separação dos resíduos orgânicos e um contentor cinzento para separar a fração-resto (resíduos não encaminhados para reciclagem).

Para além disso, receberá conjuntos de:

  • um saco compostável/biodegradável codificado, castanho, para os resíduos orgânicos, o qual deve ser utilizado conjuntamente com o contentor castanho, evitando assim a fuga de líquidos ou os maus cheiros.
  • Um saco cinzento reciclável para acomodar o indiferenciado/fração-resto, ou seja, os resíduos não recicláveis (utilizar em conjunto com o balde que habitualmente já utiliza para colocar o indiferenciado)

Em primeiro lugar, damos-lhe a conhecer o calendário de recolha dos resíduos que produz em sua casa/estabelecimento.

Ainda que apenas exemplificativo e sujeito a alterações, está previsto o seguinte calendário semanal de recolha:

 

Segunda Castanho  (Orgânico)
Terça Azul (Papel/Cartão)
Quarta Cinzento (Indiferenciados/Fração resto) e Castanho (Orgânico)
Quinta Amarelo (Plástico/Metal)
Sexta Castanho (Orgânico)

Assim, em cada dia, deve colocar o balde relativo à fração recolhida nesse dia, à porta da moradia ou do prédio*. No caso do orgânico e do indiferenciado fração-resto – atendendo a que há necessidade de garantir que a separação é efetuada de forma adequada – deve colocar à porta o(s) contentor(es) com o saco no seu interior**.

O vidro deve continuar a ser depositado no ecoponto verde (vidrão) – preferencialmente em período diurno, para não afetar o descanso dos moradores – estimando-se que a recolha seja efetuada quinzenalmente, às sextas-feiras.

A colocação dos contentores na via pública deverá ser efetuada no seguinte horário:

21:00 horas à 00:00

(hora da madrugada do dia indicado para a recolha)

* Nos edifícios residenciais com pouco espaço de via pública em frente à porta de entrada, sugere-se que os contentores sejam empilhados uns nos outros para não ocuparem tanto espaço . Sugere-se igualmente a definição de uma escala mensal entre os condóminos para garantir que existe alguém com a responsabilidade de retirar os contentores depois de efetuada a recolha.

** Sugere-se a identificação dos contentores de orgânicos com o número da porta e o andar (se aplicável), com o intuito de evitar trocas entre os diferentes condóminos.

 

A recolha porta-a-porta será efetuada durante a

madrugada da 00:00 até às 08:00 horas

 

Numa primeira fase são abrangidos pela recolha porta-a-porta: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche, Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos e Samora Correia.

Nestas áreas apenas devem ser utilizados os baldes distribuídos ou autorizados pela ECOLEZÍRIA para a recolha das cinco frações:

– amarelo para plástico/metal

– azul para papel/cartão

– castanho para os orgânicos*

– indiferenciado – fração resto (não reciclável)*

* no caso dos orgânicos e do indiferenciado fração-resto os sacos compostáveis/biodegradáveis e recicláveis, respetivamente, devem estar no interior dos respetivos contentores.

Nestas áreas, o vidro, depois de separado das outras frações, deve continuar a ser colocado no ecoponto verde (vidrão), o qual continuará ainda na via pública.

 

Áreas de emergência

E se eu, por algum motivo, não colocar os sacos ou o contentor à porta no dia indicado para a recolha?

Neste caso, excecionalmente, pode deslocar-se a uma das áreas de emergência definidas. Em geral, coincidem com as ilhas ecológicas com contentores semi-enterrados situados em alguns locais, mas poderão ser definidas outras, pelo que deverá consultar o mapa abaixo para conhecer os pontos que estão definidos.

No entanto, advertimos que o seu uso deve ser excecional e no caso dos orgânicos e do indiferenciado fração-resto poderão apenas ser usados os sacos distribuídos pela ECOLEZÌRIA, ou seja, os únicos que estão autorizados para a recolha seletiva na sua área de residência.

Resíduos de Construção e Demolição – Pretende fazer obras de remodelação e não sabe como encaminhar os entulhos os resíduos de construção e demolição? Alguns Municípios disponibilizam contentores ou bigbags para o efeito. Contacte os serviços da sua Câmara Municipal, por forma a encontrar uma solução adequada:

Link : lista dos serviços municipais a contactar (Município, Serviço, telefone, mail)

Óleos Alimentares Usados – Quando depositados nos esgotos domésticos os óleos alimentares usados (óleos de fritura, mas também os das conservas em óleo ou azeite) dificultam o tratamento de águas residuais com origem doméstica. Mas se os colocarmos nos oleões, dos óleos alimentares é possível produzir sabão, glicerina e biodiesel, reduzindo os impactes associados às emissões de gases com efeito de estufa. A ECOLEZÍRIA disponibiliza pontos de recolha (oleões) na via pública para que possa encaminhar corretamente os seus óleos alimentares, evitando a poluição e promovendo a Economia Circular. 

Conselho: como separar e encaminhar os óleos alimentares usados?

1 – Escolha um recipiente com tampa de rosca

2 – Vá colocando os óleos de fritura nesse recipiente até que fique cheio

3 – Verifique a localização no mapa

4 – Deposite o recipiente no oleão e verifique se o mesmo está bem fechado, sem verter ou causar maus cheiros.

O que nunca colocar: óleos minerais usados em motores de automóveis ou em outras máquinas e equipamentos, pois irão inviabilizar a reciclagem dos óleos alimentares.

Resíduos Volumosos – Sabia que o seu Município ou a sua Junta de Freguesia podem recolher gratuitamente os monos ou monstros (sofás, colchões, móveis) em sua casa? Não abandone os resíduos volumosos na via pública ou em locais isolados! Contacte os serviços do Município ou da Junta de Freguesia e solicite uma recolha em dia e hora a combinar.

Pilhas – Não deposite as pilhas nos resíduos indiferenciados! Existem pontos de recolha destes resíduos onde poderá encaminhá-los para reciclagem. Consulte o mapa abaixo onde constam os locais onde poderá encontrar os pilhões.

Conselho: Reduza a produção de resíduos, utilize pilhas recarregáveis ou prefira produtos (por exemplo brinquedos) que não necessitam de pilhas.

Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos – O seu eletrodoméstico avariou e/ou pretende trocá-lo por um mais eficiente? Não o deposite na via pública ou num local isolado! À semelhança do que acontece com os resíduos volumosos, pode requerer uma recolha no domicílio, junto do seu Município ou da Junta de Freguesia. Se vai comprar um novo eletrodoméstico contacte previamente o estabelecimento onde vai comprá-lo, pois, o mesmo é obrigado, por lei, a recolher os equipamentos quando entregam um novo, sem custos, e a encaminhá-lo para um destino adequado.

Conselho: Avalie se o eletrodoméstico que avariou não pode ser alvo de reparação, poupando dinheiro e prolongando a sua vida útil. Consulte a lista de estabelecimentos de reparação aqui.

Resíduos Perigosos – Tem em sua casa resíduos que poderão ser perigosos para a saúde e ambiente? Entre os resíduos que podem ser considerados perigosos estão os termómetros de mercúrio inutilizados, agulhas, latas de tintas e diluentes, embalagens de óleos e lubrificantes de máquinas e veículos, embalagens de fito-fármacos, etc.. Como o encaminhamento a dar a estes resíduos é efetuado para diferentes destinos, entre em contacto connosco.

Vestuário e Calçado – Se tiver roupas ou calçado que já não necessita, não os coloque nos resíduos indiferenciados (fração resto ou não reciclável). Pode colocá-los nos contentores de recolha de roupa e calçado existentes na via pública ou entregá-los em lojas solidárias ou que comercializam produtos em segunda mão.

Restos e Embalagens de Medicamentos e Radiografias – Se tiver medicamentos que expiraram a validade ou embalagens dos mesmos, bem como radiografias, entregue-os na farmácia e nunca os coloque nos resíduos indiferenciados (fração resto ou não reciclável).

Estrada Nacional 114

Raposa

2080-701 Almeirim

+351 243 599 002
ecoleziria@ecoleziria.pt

ECOLEZÍRIA 2019  ©  Todos os direitos reservados.   Desenvolvido por MAGO