Nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos houve um aumento da recolha seletiva em 515 toneladas em 2020, comparativamente com o ano anterior.

Os dados registados pela Ecolezíria, Empresa Intermunicipal para o tratamento de resíduos sólidos, revelam um aumento de 16% na recolha de resíduos recicláveis durante o ano que ficou marcado pela pandemia de Covid-19.

Estes resultados, obtidos num universo de cerca de 123 mil habitantes, refletem-se num acréscimo de 24% no volume de embalagens de plástico e metal recolhidas para fins de reciclagem no último ano, face a 2019. A mesma tendência observa-se ainda ao nível da recolha de vidro e de papel/cartão, ambos com um aumento de 14% em relação ao período homólogo anterior. No total dos seis concelhos da lezíria, a recolha seletiva resultou em mais de 3680 toneladas de encaminhados para valorização em 2020.

“É com agrado que a Ecolezíria interpreta estes resultados. O facto de haver uma maior consciência para a importância da separação dos resíduos diferenciados, permite-nos vislumbrar o cumprimento das metas de reciclagem estabelecidas pela União Europeia para 2025”, constata Carlos Pinto Coutinho, presidente do Concelho de Administração da Ecolezíria.

Para que estes bons resultados se continuem a refletir em 2021, a Ecolezíria está a preparar o lançamento de uma campanha, que prevê uma série de ações estratégicas com o objetivo de sensibilizar, não só a comunidade escolar mas todos os munícipes da região, para a importância da reciclagem e valorização dos resíduos urbanos. Este projeto irá ter uma forte componente de proximidade, uma vez que, serão aumentadas as ações de sensibilização alargadas a toda a população.

Desta forma, a Ecolezíria pretende reafirmar o seu empenho na promoção da reciclagem e contribuir diretamente para a redução de resíduos indiferenciados.

Estrada Nacional 114

Raposa

2080-701 Almeirim

+351 243 599 002
chamada para rede fixa nacional

ecoleziria@ecoleziria.pt

ECOLEZÍRIA 2019  ©  Todos os direitos reservados.   Desenvolvido por MAGO